top of page

Path of Light - Curta com Inteligência Artificial

Neste Natal, lembre-se: às vezes, tudo o que alguém precisa é de um pouco de luz ao seu lado. Em "Path of Light", um pequeno cervo perdido na escuridão da floresta encontra ajuda inesperada: um vaga-lume que guia seu caminho de volta para casa. Ao segui-lo, ele descobre que até o menor gesto pode não apenas iluminar a vida de alguém, mas também inspirar outros a fazerem o mesmo.


Aproveitando essa mensagem natalina, acho que vale a pena falar um pouco sobre o vídeo em si. Afinal, se Coca-Cola e McDonals podem fazer seus vídeos de Natal com I.A., porque eu não posso? foi assim que surgiu a ideia de "Path of Light", um curta de dois minutos, embalado ao som de "Angels Among Us", do Alabama, como mais um experimento pessoal com inteligência artificial. A ideia aqui foi testar até que ponto essa tecnologia pode me ajudar a tirar do papel ideias que, sem ela, provavelmente ficariam apenas na minha cabeça.


Optei por me afastar de personagens realistas e evitar assim o vale da estranheza ao máximo. Mesmo em versões estilizadas, ainda percebo limitações das ferramentas que utilizo em manter consistência e identidade visual nesse tipo de abordagem. Por isso, a escolha por uma estética mais simbólica e simples, que dialoga melhor com o tipo de história que eu queria contar.


Eu poderia vir aqui e fazer como alguns estúdios de I.A. tem feito: inventar e mentir sobre processos para tentar elevar o valor artístico desse vídeo, fingindo que teve trabalho real e tradicional de concept art, modelagem ou animação. O trabalho artístico aqui esteve focado no roteiro, nas simbologias e nas decisões narrativas. O restante foi um processo de experimentação numa sequencia de prompt após prompt, ajustando imagens e vídeos até me aproximar ao máximo da visão que eu tinha em mente.


No cenário ideal, esse filme teria sido produzido seguindo os processos citados acima, com uma pequena equipe controlando ao máximo cada etapa. Mas esse cenário exigiria um investimento financeiro e um tempo que não estavam disponíveis (até porque a ideia surgiu menos de uma semana antes do Natal).


Com o uso da I.A. todo o processo levou cerca de 24 horas de trabalho, com a geração de aproximadamente 300 imagens para desenvolvimento de personagens, cenários e enquadramentos, além de mais de 80 takes de vídeo de 5 segundos. No material final, creio que apenas 20% do que foi gerado acabou sendo utilizado de fato, o que mostra que o processo ainda está longe de ser totalmente otimizado.


Ainda assim, o resultado final representa algo que, em um fluxo tradicional, provavelmente levaria meses para ser realizado. Por isso, o saldo é positivo. Este texto não tem como objetivo justificar nada, mas compartilhar um pouco de como tem sido fazer uso dessas novas tecnologias e de provocar uma reflexão sobre o papel da inteligência artificial no que diz respeito à parte artística, suas possibilidades, limitações e o espaço que ela pode ocupar como ferramenta criativa.


A conclusão que fica é que se num prazo curto e sem nenhuma pós produção como em testes anteriores foi possível chegar nesse resultado, ficou provado pra mim que com um pouco mais de tempo, dedicação e claro, orçamento, é possível criar criar vídeos de alto impacto emocional e comercial com I.A. sem depender de um estúdio maior como empresas como a Coca-Cola têm feito, abrindo espaço para pequenos negócios contarem suas histórias de formas cada vez mais criativas sem pesar tanto no bolso.


Comentários


Gasometer.png
Gasometer.png

A Gasometer Studio / Usina de Mascotes é um estúdio de ilustração digital, focado em criação de personagens e mascotes para aplicação em marketing. Nossos clientes vão desde empresas de marketing, pequenos negócios que desejem aumentar reconhecimento de marca através de um personagem cativante até projetos criativos que necessitem de personagens para jogos, videogames e animações.

Contatos:

Serviços

Personagens 2D e 3D

Ilustrações 2D e 3D

Design Gráfico

Animações

bottom of page