top of page
Buscar

Do it yourself

Cliente: Fan art

Software: Clipstudio Paint

Job: Fanart


Rodolfo Abrantes - Raimundos - Bonita♫

Não tenho dúvidas de que a Inteligencia artificial chegou pra ficar e que não há muito que se possa fazer para frear essa nova tendência. Em alguns contextos certamente continuará havendo apreço pelo que é feito à mão, mas como um ilustrador digital, esta não é bem uma prática que eu tenho ou costumo aplicar.

Mas para o mercado publicitário talvez as coisas mudem para sempre para os ilustradores uma vez que o processo de criação de imagens vai se tornar cada vez mais fácil, rápido e barato, apesar de todas as polêmicas envolvendo direitos autorais.


Joey Ramone - Ramones - I Believe in Miracles♫

Mas não é sobre nenhuma dessas

polêmicas que eu quero de fato falar e sim

sobre o uso destas novas ferramentas como Midjourney, ChatGPT entre outras. Eu mesmo já utilizei e possivelmente continue utilizando quando considerar adequado, porém percebi que ao utilizar alguma delas, no meu íntimo sinto que não se trata exatamente sobre criar coisas novas e sim o contrário: se trata de NÃO criar.


Por mais fantástico que um texto produzido por ChatGPT venha para você, você nem sempre sabe o que esperar, o mesmo para imagens, você pode ter uma ideia do que quer mas (ainda) não o controle da composição e escolhas deliberadas que geralmente se faz como escritor ou ilustrador nesses casos.


Rafael Malenotti - Acústicos e Valvulados - Fim de Tarde com você♫

Meu estilo de música favorito sempre foi punk rock e o seu lema "Faça você mesmo" sempre conversou bantante comigo e por conta deste lema que vai em total desencontro com essas novas tecnologias, resolvi (como sempre) fazer eu mesmo, porém prevendo que será cada vez mais dificil alcançar a perfeição proposta pelas I.A.s, resolvi rever referências pessoais e abraçar de forma experimental as imperfeições em meus trabalhos autoriais. Foi assim que surgiram as ilustrações deste post, onde há muito de música, um pouco de quadrinhos e muitas texturas, retículas, aberração cromática e o que mais pudesse dar na telha.

Curioso que tem uma pitada de Frank Miller, cujas ilustrações nunca havia sido especialmente fã e até em odiando algumas fases da arte dele, mas finalmente entendendo uma expressividade que talvez as I.A.s demorem a demonstrar. Possivelmente eu continue essa série pois ainda têm várias músicas de vários artistas que eu gostaria de retratar e acho que este é o formato que mais se adequa. As próximas que saírem postarei provavelmente apenas no instagram, que você pode seguir aqui se quiser.

Fanart 2D - Do it yourself - Gasometer Studio

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Gasometer.png
bottom of page