top of page
Buscar

Ferramentas de um ilustrador

Muitos têm dúvidas de que matérias e ferra

mentas um ilustrador pode utilizar para criar seus trabalhos. Fizemos essa listinha tanto para os trabalhos tradicionais quanto os digitais.

E para quem ama desenhar, mas não sabe por onde começar, ao fim do post uma dica para mesmo quem não tenha recursos no momento não deixe essa paixão de lado.


ILUSTRAÇÃO TRADICIONAL

-Desenho:

Talvez essa não seja a forma mais comum que os ilustradores utilizam hoje em dia, mas é inegável que é com este tipo de materiais que todo desenhista faz seus primeiros rabiscos. É o velho lápis e papel, materiais de fácil acesso em qualquer papelaria. Mas até para estes materiais simples há uma variedade de opções para se adequar a seus gostos e necessidades.


-Pintura e acabamento tradicional

Também entram na categoria tradicional a questão de finalização e cores, dos quais podemos citar lápis de cor, marcadores tipo Copic, tintas aquarela e nanquim, este último para finalização.


ILUSTRAÇÃO DIGITAL

- Computador

Pra começar essa categoria, podemos certamente dizer que o material mais popular é um computador, que pode ser um desktop ou um notebook. Como este tipo de equipamento já é um pouco menos acessível a todos, ainda afasta muita gente de uma forma mais profissional de ilustração, já que trabalhos tradicionais são um pouco mais complexos de serem comercializados, principalmente quando se trata para o mercado.



-Softwares:

Ok, se o computador é como o lápis do mundo digital, ainda precisamos do papel para desenhar. A analogia pode não ser muito boa, mas aqui me refiro aos programas de ilustração. O mais conhecido, sem dúvidas é o Photoshop para ilustrações do tipo bitmap e Illustrator para vetores. Ambas excelentes ferramentas, mas há diversas opções, inclusive gratuitas, como o Krita e Gimp ou soluções mais baratas e tão profissionais quanto, como por exemplo, meu favorito, o Clip Studio Paint.


-Mesa digitalizadora:

Embora com o combo Rascunho no tradicional + Finalização no digital seja possível com o mouse, principalmente em programas de ilustração vetorial como o Illustrator, chega um momento em que praticamente todo ilustrador digital começa a sonhar ou a se planejar para a compra de uma mesa digitalizadora. Estas possuem diversas especificações e valores, desde as mais simples (e extremamente eficientes) One by Wacom até as (caríssimos) displays de tela como as Cintiq, da mesma marca. E mesmo para estas, há concorrentes com dispositivos tão eficientes quanto, por valores bem mais acessíveis. Mas importante não se desmotivar pela falta do equipamento mais “TOP”.


-Tablets

Há algum tempo atrás, tablets era como a maioria das pessoas se referia às mesas digitalizadoras. Aí vieram os tablets que conhecemos hoje em dia e “roubaram“ o termo pra si. Mas como os atuais tablets hoje em dia se popularizaram e tendo disponíveis diversos aplicativos de ilustração disponíveis, acabaram se transformar em uma boa opção também para muitos ilustradores, sendo possível alcançar resultados profissionais direto neste tipo de dispositivo.


-Celulares

Da mesma forma que os tablets, aparelhos móveis como os smartphones tem diversas opções de programas de desenho disponíveis e um poder de processamento maior que muitos computadores de 15 anos atrás, já há quem comece a desenhar com essa opção. Por se tratar de uma tela relativamente pequena, deve exigir muito mais esforço para atingir um resultado profissional e inclusive já há no mercado mesas digitalizadores para celulares para tentar sanar esse problema.


-De qualquer forma, para quem gosta de ilustrar e sonha em quem sabe um dia até trabalhar com isso, o importante é buscar alternativas para praticar. Ilustração como a grande parte das atividades exige prática constante, portanto não se deixe amedrontar por causa de uma possível falta de opção e se desesperar por não ter o material mais caro. Aqui mesmo para várias ilustrações ainda são feitos esboços no papel, com uma lapiseira 0,7 mm de R$ 5,00.


Curtiu essa dica? Envie para um amigo ilustrador que possa se valer delas também.

Ficou alguma outra dúvida sobre algum material específico deixe nos comentários ou envie uma mensagem que faremos o possível para responder.

248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Gasometer.png
bottom of page