Um mascote ou personagem que sirva de embaixador da sua marca ou ideia é uma ferramenta incrível de marketing. Num mundo em que apelo visual toma conta de grande parte do que consumimos, essa peça amigável pode gerar frutos valiosos na relação com o consumidor.
Conheça abaixo detalhes sobre os nossos serviços, acabamentos e tipos de mascotes para que você possa ter uma melhor ideia das suas necessidades e expectativas.
Por que ter um mascote?
JÁ SABE O QUE PRECISA?
Criação de Personagens e Mascotes
Com um processo de elaboração em várias etapas de desenvolvimento e aprovação do cliente, juntamos toda a energia criativa para trazer para o 2D ou 3D personagens cativantes que expressem ideais e personalidade da marca ou projeto do cliente.
Redesign
Este tipo de projeto é para quem já possui um mascote e deseja um acabamento mais profissional ao mesmo, atualizando a sua presença enquanto mantém o conceito e identidade do mesmo.
Conteúdo
Além da criação dos personagens, para trazê-los à vida, criamos também conteúdos como tirinhas e animações para que se possa tirar o máximo proveito do mascotes e apresentá-los ao mundo.
Pessoal
Este é para pessoas físicas que desejam utilizá-lo em suas plataformas digitais como avatar ou quando não há fins comerciais, como mídia interna da empresa.
Profissional
Dedicado a profissionais que desejam utilizar o mascote para divulgação de serviços, ideias ou produtos, podendo ser tanto em mídias digitais quanto impressas, desde jornais até outdoors.
Premium
Esta é para quem deseja fazer uso pleno do mascote, utilizando-o em embalagens e produtos, ponto de venda e comerciais em TV.
Aqui na Usina de Mascotes trabalhamos com 3 tipos de acabamentos, o 2D, Pintura Digital e 3D.
Entenda a diferença entre eles.
2D
Acabamento visto em desenhos animados na TV. É garado em arquivos digitais, mantendo características do tradicional, como linhas de contorno e uma colorização mais chapada e simplificada.
Pintura Digital
Evolução do 2D em que o desenho perde as linhas e ganha mais detalhes de reflexos, texturas, luz e sombras.
3D
A partir de um conceito 2D, pode se criar mascotes em 3D. Entre as vantagens é um realismo maior, mesmo em personagens estilizados, possibilidade de rotacionar o modelo em qualquer ângulo e poses, gerando possibilidades de variações muito maior.
Muitas vezes quando pensamos em mascote, nos vem à cabeça um animal que representa uma marca ou projeto, mas com um bom design, praticamente qualquer coisa pode vir a se tornar um mascote memorável. Aqui iremos trazer alguns tipos de mascotes e exemplos de cada um deles.
Animal
Começando pelo mais tradicional, mascotes do tipo animal de forma geral são interessantes por serem naturalmente apelativos, e por ser possível usá-los nos mais variados segmentos, muitas vezes usados com base nas características do animal escolhido, como também quando há alguma ligação com os produtos da marca. É também um tipo de mascote muito comum nos esportes. Exemplos: Chester Cheeta e Peru da Sadia.
Personagem
Este tipo de escolha é sempre uma escolha interessante pois pode dar a cara baeada em uma pessoa real, com as principais características, como também uma personagem humana que melhor se conecte com o público alvo, como por exemplo um mascote criança, para o público infatil ou um profissional de determinado ramo representando o trabalho prestado pela empresa. Exemplos: Magalu, Ronald McDonalds.
Objeto
Para este tipo de mascote, o ideal é que por trás do conceito, haja um objeto de fácil identificação, podendo desde uma ferramenta utilizada no ramo da empresa que o mascote representará até mesmo um veículo. Aqui qualquer item que gere identificação do consumidor pode se tornar um personagem marcante. Exemplo: Esponja de Aço da Assolan e Guaraná Dolly.
Robô
Eles são versáteis não só no que diz respeito a forma, pois podem ser ter pernas, rodas, ser capazes de voar o que os dá um ar de inovação. Muito usadas por empresas de tecnologia e transmitem essa mensagem de modernidade muito bem. Exemplos: Robô da Bradesco e Robôs do Big Brother Brasil.
Alimento
Provavelmente a categoria de mascote com menos personagens famosos, porém um dos com grandes chances de ter algum em algum empreendimento perto de você, são os do tipo alimentos. Sempre há uma lancheria com um mascote que é um pastel ou um hamburguer, não é mesmo? Exemplos: Mascotes da M&M's e do Toddynho.
Criatura
Mascotes do tipo criatura são incríveis por não estarem presos a nenhuma categoria de gênero, e tal qual os da categoria robôs são extremamente versáteis e garantem uma grande liberdade de criação em vários sentidos desde a forma até as cores. Podem até ser baseados em, mas não somente, criaturas já existentes no nosso imaginário, como goblins e dragões, por exemplo. Exemplos: Mascote da Michelin e o Bonequinho da Vivo.